terça-feira, 15 de setembro de 2009

VI Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar

Aconteceu de 8 a 11 de setembro, na UNILASSALE, o VI Encontro Nacional de Atendimento Escolar Hospitalar, que reuniu cerca de 200 profissionais
da educação básica e do ensino superior, pesquisadores e acadêmicos das áreas de educação, serviço social, psicologia, medicina, enfermagem. Esses profissionais são professores, pesquisadores, universitários, e gestores das redes públicas e que atuam no atendimento a essas crianças hospitalizadas.

A conferência de abertura foi proferida pelo Professor Jairo Werner, que abordou a temática da medicalização do ensino. O Encontro ainda contou com a conferência da professora Maria Teresa Esteban, que debateu sobre a avaliação nos diversos espaços escolares
Outros palestrantes da área educacional, de diversas universidades do país, produziram uma reflexão sobre a necessidade de se insitutirem políticas públicas que promovam a garantia do direito de acesso à escolaridade a todas as crianças e adolescentes em situação de hospitalização ou em tratamento domiciliar.

Os Encontros acontecem desde o ano de 2000 (no Rio de Janeiro), sendo realizado em 2002 em Goiânia, 2004 em Salvador, 2005 em Porto Alegre, e em Curitiba no ano de 2007.

Niterói tem um reconhecido trabalho na área de atendimento educacional em ambiente hospitalar, com classes hospitalares no Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho e no Hospital Universitário Antonio Pedro, atendendo crianças que se encontram em situação de internação.

O Encontro desenvolveu uma programação que contou com 2 conferências, 5 mesas redondas e apresentação oral de 32 trabalhos divididos em 6 painéis. Apresentou também uma exposição com trabalhos realizados por crianças em vários hospitais que possuem classe hospitalar.

Estiveram presentes profissionais da Costa Rica, Venezuela, Chile, Argentina, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Brasília, Matogrosso do Sul, Ceará, Bahia, Pernabuco, Pará, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Para a organização do evento, “esse encontro representa a oportunidade de troca de experiência, não só em nível estadual e nacional como também internacional, pois Encontro sediou ainda, reuniões e a assembléia geral da REDE LATINOAMERICANA E DO CARIBE PELO DIREITO À EDUCAÇÃO DA CRIANÇA OU JOVEM HOSPITALIZADO OU EM TRATAMENTO, com sede na cidade de Santiago no Chile. O próximo encontro será realizado em 2011 no Matogrosso do Sul.

Nenhum comentário: