quarta-feira, 16 de julho de 2008

"Repetente já sou, mas ainda não larguei a escola", diz aluno

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Folha de São Paulo, 16/07/2008 - Belo Horizonte MG



No Parque Nabuco, no Jardim Miriam, periferia da zona sul de São Paulo, é mais difícil encontrar um adolescente que ainda estude do que um que tenha desistido da escola. A maioria parou de ir às aulas após repetir pela segunda vez. Em um grupo de seis garotos, com idades entre 15 e 18 anos, que empinava pipa ontem à tarde no local, só um ainda se considerava estudante, José Carlos Gomes de Jesus, 18, o "MC Macarrão". "Repetente eu já sou, mas ainda não larguei a escola, não. Vou melhorar." No ano passado, ele reprovou o segundo ano do ensino médio e, neste ano, foi expulso após insultar um professor. "Ele [o professor] que começou: perguntou se aquilo [a sala de aula] era uma zona. Eu respondi: "Cadê a puta?" Ele falou: "Sua mãe não veio"." O episódio foi em junho. O adolescente conta
que conseguiu se matricular em outra unidade e agora pretende concluir o ensino médio. "Eu repeti porque não fui na aula, não fiz trabalho nenhum." Jesus diz que gosta de português -durante a reportagem, escreveu um funk de 13 linhas sem erros- e não reclama da escola. "Contra a escola eu não tenho nada. É que a gente não se envolve. Daí, perde o "bonde" e desiste." (CINTHIA RODRIGUES)

Nenhum comentário: