sábado, 21 de março de 2009

40,5% das escolas estaduais com ciclo de 1ª a 4ª atingem metas do governo de SP

18/03/2009 - 13h57

Folha Online

Balanço do Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) divulgado nesta quarta-feira mostra que 40,5% das escolas com ciclo de 1ª a 4ª série do ensino fundamental --administradas pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo-- atingiram suas metas de melhoria de qualidade de ensino. Entre as escolas de 5ª a 8ª série, 44,8% atingiram suas metas.
Mesmo com esses números, a pasta comemorou o resultado tendo como base que 71,4% das escolas estaduais atingiram uma ou todas as suas metas. De acordo com a secretária Maria Helena Guimarães de Castro, a melhoria do ensino não acontece "por milagre" e que não é adequado comparar os índices "com países como a Finlândia".
No ano passado, somente 7 das 5.183 escolas estaduais paulistas obtiveram qualidade de ensino equivalente ao verificado na Finlândia. A secretária caracterizou os resultados de 2008 como "ótimos".
Segundo a pasta, das 379 escolas que tiveram o pior desempenho em 2007 --o equivalente a 5% das 5.183 escolas administradas pela pasta-- 72% cumpriram ou superaram a meta de 1ª a 4ª série; de 5ª a 8ª, 82,4%.
O índice é calculado com base em dois dados: notas de português e matemática (4ª e 8ª séries e do 3º ano) do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), cujo resultado será divulgado no início de abril, e a taxa de alunos que estudam em séries indicadas para a sua idade --e que podem sofrer variação caso haja repetência e evasão, por exemplo.
Segundo Castro, o objetivo do índice não é comparar uma escola com a outra, mas ter um "termômetro" de cada instituição de ensino.
Bônus
Questionada sobre os valores que serão pagos aos cerca de 300 mil servidores da pasta, Castro informou que essa informação só será divulgada na semana que vem.
Segundo a secretaria, a bonificação será sempre equivalente à porcentagem da meta alcançada. Se a escola atingir 50% de sua meta, seus funcionários receberão 50% do bônus. Se a escola chegar a 10% da meta, seus funcionários receberão 10% do bônus, e assim por diante. Os professores também foram avaliados no número de faltas.
Se o docente cumprir toda a carga horária, receberá o bônus completo. Se apenas 50% da carga for cumprida, por exemplo, receberá metade.
Caso a escola consiga resultados melhores que a meta anual, eles podem ter acréscimo de até 20% do valor total.
Para verificar a nota que sua escola tirou no Idesp, o servidor precisa acessar o site idesp.edunet.sp.gov.br. No endereço, é preciso clicar no link "Boletim da Escola". Nessa página, o servidor deve digitar o nome de sua escola ou encontrá-la por meio do nome de sua coordenadoria, diretoria ou município.

Nenhum comentário: