terça-feira, 10 de março de 2009

Rio aplica prova para identificar analfabetos funcionais

06 de março de 2009 • 15h21 • atualizado às 15h21

O Dia

A prefeitura do Rio de Janeiro vai começar a medir o quanto aprenderam os alunos da rede municipal na próxima semana. Será aplicada terça-feira a prova nos 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental para identificar os analfabetos funcionais, que serão realfabetizados em turmas separadas. Dia 19, todos os 720 mil estudantes da rede farão exames de Português e Matemática que apontarão quem vai precisar de aulas de reforço em horário extra. A partir deste ano, haverá provões bimestrais com conteúdo único para todas as escolas.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação, esses provões bimestrais - elaborados pelos professores e pela secretaria - vão avaliar se o currículo escolar de cada série está sendo aplicado igualmente em todas as 1.042 unidades da rede.
"A partir daí, vamos dar alunos e professores o apoio que eles precisam para ensinar e aprender em um único e bom nível", esclareceu o subsecretário de Educação, Álvaro Crispino.
Ler sem entender"A prova do dia 10 será de Português e identificará aqueles alunos que lêem, mas não entendem, que são os analfabetos funcionais. Eles serão realfabetizados", explicou a secretária de Educação, Cláudia Costin. Esses alunos serão realocados em turmas especiais, onde vão reaprender a ler e, simultaneamente, receber o conteúdo da série em que está matriculado. Assim, não será preciso repetir o ano.
As provas de Português e Matemática serão sobre o que foi ensinado ano passado. No entanto, alunos do 2º ano farão provas apenas de Português. Os jovens testados dia 10 não estão isentos do exame do dia 19. Na Escola Tia Ciata, no Centro, alunos dos primeiros anos de alfabetização já estão preparados para a maratona de provas.
Novos conselheirosOutra medida adotada pela Prefeitura do Rio para melhorar a qualidade do ensino é a criação do conselho de notáveis batizado de Parceiros da Educação Carioca. O grupo é formado por professores, economistas, ex-secretários que vão fiscalizar o trabalho do sistema de ensino do Rio. Eles vão se reunir uma vez por mês para avaliar e ajudar no desenvolvimento dos programas de aprendizagem. Nesta semana, houve a primeira reunião do grupo com o prefeito Eduardo Paes. Dele fazem parte os economistas André Urani e Maria Silvia Bastos - ex-secretários do governo de Cesar Maia - e o ex-prefeito Israel Klabin.
Cinema com estudantesRegada a pipoca e animação, a sessão do filme "Verônica" em cinema de Campo Grande, inaugurou a segunda fase do Cinema Para Todos, do governo estadual. O projeto distribui vales-ingresso para alunos da rede pública. Cerca de 400 estudantes assistiram ao longa estrelado por Andrea Beltrão, que vive professora que arrisca a vida para salvar aluno.
"O mais importante é a quantidade de alunos que irá ao cinema graças ao projeto", disse Andrea, ao lado do governador Sérgio Cabral. Aluna do 3º ano do Colégio Estadual Mario Quintana, Debora Rabelo elogiou a iniciativa: "Valoriza os atores, os filmes e a gente".
Conceitos e boletimOutra novidade vai aparecer nos boletins ainda neste semestre. O resultado das provas não virá somente em forma de conceito. Os pais vão voltar a saber a nota exata dos filhos. Os conceitos Muito Bom (MB), Bom (B), Regular (R) e Irregular (I) serão apresentados com as notas específicas de 0 a 100. A escala ficará assim: de 80 a 100 (MB); 70 e 79 (B); de 50 a 59 (R) e de 0 a 49 (I).
"Os pais costumam trabalhar com números na hora de avaliar o desempenho dos filhos. Por isso a idéia é facilitar a interpretação deles e padronizar esses conceitos. Um R, por exemplo, quer dizer uma pontuação entre 50 e 69, que está acima da média, e não indica que ele não sabe o conteúdo", concluiu Crispino.
Outra mudança será sentida por alunos de 150 escolas em áreas de risco. Projeto Escola do Amanhã criará grade curricular mais flexível nesses locais, onde alunos poderão ter lições de música e teatro para tornar a ida à escola mais atraente.

Nenhum comentário: