segunda-feira, 2 de março de 2009

Turismo para os alunos

Projeto vai transformar escolas estaduais em albergues para receber estudantes de outras cidades nos fins de semana

O Dia Online
20/02/2009 01:45:00

Carol Medeiros

Rio - Alunos da rede estadual vão colocar o pé na estrada. Um projeto da Secretaria de Educação, batizado de Turismo na Escola, vai transformar algumas unidades em verdadeiros albergues nos fins de semana. Na etapa inicial do programa, que começa na segunda quinzena de março, um colégio na capital e em outras cinco cidades fluminenses serão adaptados para receber os hóspedes. Pelo menos duas salas de aula em cada escola ganharão beliches e a cozinha ficará preparada para oferecer as refeições, incluindo o café da manhã.As turmas viajarão sempre acompanhadas de dois professores. Meninos e meninas dormirão em alojamentos separados. A intenção é promover intercâmbio, dando aos alunos da rede a oportunidade de conhecer o interior e a capital do estado. “Os passeios serão sempre orientados com o propósito de agregar conhecimento aos jovens. Eles terão programação cultural e vão conhecer os principais pontos turísticos de cada município visitado”, explicou o governador Sérgio Cabral.Segundo o subsecretário de Gestão de Recursos e Infra-Estrutura, Júlio Da Hora, a secretaria dará preferência aos Cieps por terem mais estrutura e espaço para a adaptação. “Eles chegarão sexta-feira à tarde e só voltarão no domingo. O passeio será totalmente gratuito, inclusive a alimentação e o deslocamento”, afirmou.

REFORMA EM NITERÓI

O anúncio foi feito ontem por Cabral durante a inauguração da reforma do Colégio Estadual Conselheiro Josino, no Fonseca, Niterói, que contou com a presença do prefeito Jorge Roberto Silveira. As obras, que começaram em janeiro de 2008, custaram R$ 515 mil. Foram refeitos fachada, telhado, cozinha e refeitório, e criado acesso para portadores de necessidades especiais, que ganharam banheiros adequados.
Laboratório climatizado com 22 computadores também foi construído, mas as salas de aula ainda não ganharam aparelhos de ar condicionado. Segundo o governador, eles devem chegar na escola, que tem 950 alunos, até o fim do primeiro semestre.

Nenhum comentário: